Cadastre-se

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com Política de Privacidade.

Categorias

Postado por: admin
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

A armazenagem é uma etapa importantíssima nos serviços de transporte de cargas e seus processos logísticos. O armazém é o local onde é possível organizar os estoques de materiais, insumos e cargas em geral, que serão transportados até seus destinos. Neste artigo você conhecerá os benefícios e vantagens do processo de armazenagem nos centros de distribuição e sua importância na eficiência logística de transportes. Confira!

O que é um centro de distribuição e como funciona o processo de armazenagem?

Os centros de distribuição, também conhecidos como CTs, são locais destinados aos processos logísticos de recebimento, movimentação, armazenamento, separação e expedição de cargas. Ao contrário dos estoques de uma indústria, por exemplo, os centros de distribuição não ficam próximos aos centro produtivos, na verdade eles precisam preferencialmente estar alocados em locais afastados de sua origem para conseguirem atender suas demandas. Dessa forma, os centros de distribuição facilitam o atendimento de mercados que estão mais distantes, tornando a logística como um todo mais eficiente.

Sendo assim, podemos definir a armazenagem estratégica em centros de distribuição como uma medida auxiliar importante, projetada para otimizar as operações do transporte de carga, com redução de custos e maior satisfação dos clientes.

Quais são os benefícios da armazenagem estratégica em centros de distribuição?

De acordo com o artigo Armazenagem estratégica em centros de distribuição publicada no blog Fabrimetal, a armazenagem estratégica é o diferencial que proporciona sucesso às operações e torna possível que as carga cheguem corretamente e em segurança aos seus destinos. Confira abaixo os principais benefícios da armazenagem estratégica em centros de distribuição.

Redução de custos

Quem conta com uma transportadora que possui armazenagem estratégica em centros de distribuição reduz custos, pois os centros de distribuição possuem diversos sistemas de movimentação para utilizar melhor os recursos de transporte, com técnicas específicas como o cross-docking e compartilhamento de cargas, que viabilizam a redução de custos devido à personalização de todos os processos.

Atendimento otimizado das demandas

Além de ser um lugar para armazenagem temporária e expedição de produtos, os centros de distribuição são locais que ajudam a otimizar a experiência do consumidor, uma vez que com a armazenagem estratégica é possível oferecer melhores condições de entrega ao cliente com considerável redução dos prazos de entrega.

Melhoria da gestão de cargas

A armazenagem estratégica em centros de distribuição também exige estudos aprofundados de todos os processos de transporte, fato que gera uma gestão mais eficiente, seja de recursos, processos ou pessoal.

Redução dos riscos de avarias e danos às cargas

A armazenagem inadequada de cargas prejudica (e muito!) o consumidor final, que pode receber produtos avariados. Com a armazenagem estratégica, esses riscos são drasticamente reduzidos, ou até mesmo extinguidos, isso porque a armazenagem estratégica ajuda a definir os sistemas de movimentação mais adequados para cada tipo de carga trabalhada. Com os equipamentos e sistemas certos, é muito mais difícil que as cargas sofram avarias durante sua movimentação e transporte.

A gestão de armazenagem estratégica em centros de distribuição também envolve a colaboração de profissionais treinados para desempenhar suas funções dentro dos CTs, capacitados a trabalhar com os equipamentos de movimentação e cargas, ou seja, pessoas com know-how para tratar os produtos.

Conclusão

Como pudemos ver, a armazenagem estratégica em centros de distribuição é basicamente uma exigência na logística de transporte para as empresas que desejam obter sucesso na realização de seus serviços.

A Tecnolog é uma transportadora especialista em transporte multimodal, localizada na cidade satélite de Guarulhos (SP), a 9 km do Aeroporto Internacional, com fácil acesso às principais rodovias e portos do País.

Contamos com aproximadamente 200 colaboradores pelo Brasil, dentre representantes e agentes nas principais capitais e regiões metropolitanas: na matriz em São Paulo e nas filiais/centros de distribuição no Rio de Janeiro, Macaé, Manaus, Boa Vista e Salvador. Todos os pontos são estrategicamente posicionados para atender você e suas entregas com responsabilidade, pontualidade e integridade em todo território nacional. Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e solicite uma cotação online. Estamos sempre à sua disposição!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a tecnolog
Fechar
A Tecnolog se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito