Cadastre-se

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com Política de Privacidade.

Categorias

Postado por: admin
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Entenda como funciona esse documento para enviar as suas encomendas por transporte aéreo.

 

Ao comprar um produto seu, o cliente certamente espera que o pedido chegue com velocidade, seguro e bem cuidado. Danos ou atrasos na entrega podem afetar diretamente a experiência do consumidor e interferir em uma possível compra no futuro.

Quando as encomendas têm como destino uma cidade fora do país, principalmente quando enviada por modais aéreos, você vai precisar contar com um documento importante e obrigatório para as operações, ele é chamado de AWB.

 

AWB — Entenda o que é esse documento

O Air Waybill (AWB) ou Conhecimento de Embarque Aéreo, é um documento indispensável para o envio de mercadorias em aviões para fora do país, ele é emitido pelas companhias aéreas ou por agentes de cargas internacionais.

Esse documento comprova que o produto foi recebido e transfere a responsabilidade que a companhia aérea tem em relação a sua carga, sendo papel dela entregar as mercadorias no destino escolhido. Com tamanha importância, vale ressaltar que o documento possui um modelo único, utilizado e reconhecido no mundo todo.

 

Como funciona a AWB?

Além de comprovar a responsabilidade da companhia aérea com os produtos transportados, a AWB é essencial para o desembaraço aduaneiro, tanto nas operações de envio de cargas para fora do país ou para o recebimento, por isso, todo frete internacional aéreo precisa contar com esse documento.

Também deve ser observado durante a emissão do documento todas as informações colocadas no documento exigido, pois é crucial que não haja nenhum erro e tudo concorde com as normas exigidas pela Receita Federal.

 

Quais são os tipos de AWB?

A AWB é composta por um código que possui onze dígitos e três partes. Ela é separada da seguinte forma: os três primeiros números são representados pelo prefixo da companhia aérea, definida pela IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos). Os próximos sete são os números de série da mercadoria e o último é o de verificação, que vai de zero a seis.

Existem três tipos de AWB que você precisa conhecer:

 

AWB

Emitido pela companhia que irá levar a sua encomenda, esse é o reconhecimento de que a carga será transportada por frete aéreo internacional, ele é usado quando as cargas são embarcadas de maneira individual na aeronave.

 

MAWB (Master Air Waybill)

Esse documento mostra a quantidade de cargas recebidas e/ou enviada pelo agente à companhia aérea, é normalmente utilizado para o envio de cargas consolidadas e/ou diretas.

 

HAWB (House Air Waybill)

É emitido diretamente pelo agente de cargas, sendo referente a uma carga consolidada ou não.

 

E-AWB — evolução do AWB

Definida como padrão desde janeiro de 2019, esse documento é o conhecimento eletrônico, cujo objetivo é eliminar o uso de papel substituindo as informações por dados digitais.

É importante se atentar na hora de inserir as informações solicitadas no documento para evitar erros, pois cada informação solicitada é fundamental na hora de transportar o produto.

 

Melhor transporte de cargas para o seu negócio

Procurar soluções especializadas que possam atender o seu negócio, enviando o seu produto para qualquer canto do Brasil e do mundo pode ser um grande desafio, mas aqui na Tecnolog você encontra a solução ideal para garantir o sucesso das suas operações.

Envie encomendas por terra, pelo céu ou pelo mar, tudo em segurança e no prazo que o seu cliente espera ser atendido. Conte com as soluções de modais da Tecnolog para garantir o sucesso das suas operações. Ente em contato com a nossa equipe e confira todos os benefícios, acesse o nosso site clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a tecnolog
Fechar
A Tecnolog se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito