Cadastre-se

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com Política de Privacidade.

Categorias

Postado por: admin
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Quando uma empresa tem foco em planejamento para suas ações e processos, a eficiência e produtividade surgem logo e trazem inúmeros impactos positivos. Isso também é importante para a logística!

A sua empresa cumpre bem os prazos? Você se sente à frente da concorrência com as suas entregas? Você sabe como pode melhorar? A gente ajuda você a entender melhor no artigo de hoje sobre eficiência logística. Confira!

O que significa ter eficiência logística?

Eficiência logística é um conceito que tem tudo a ver com prazos. É sobre conseguir atender as compras dos seus clientes com uma entrega dentro do prazo, com qualidade e segurança. É a prova de que toda a sua logística funciona bem, de forma eficiente, em cada etapa, resultando em entregas dentro dos prazos estipulados.

Não deve ser relacionada apenas ao transporte em si da carga, como também a todas as operações por trás da realização daquela entrega, incluindo desde a atividade do operador da empilhadeira aos cuidados do produto armazenado. Sendo assim, eficiência logística é o resultado da qualidade de todas as atividades e estratégias de gestão por trás da entrega.

Como saber se você tem uma logística eficiente?

É importante não ficar só em achismos ou simplesmente repetir para você mesmo que a sua logística é boa. É preciso acompanhar números e outros resultados que comprovem que as operações estejam fluindo bem.

Para isso, tecnologias e estratégias podem te auxiliar. Por meio de sistemas de gestão inovadores, você acompanha indicadores de desempenho importantes para sua empresa e a partir deles pode detectar oportunidades de melhoras.

Muitas vezes, você pode achar que deu tudo certo porque obteve mais lucros de um mês para o outro, mas houve problemas na logística que vão te trazer prejuízo a longo prazo. É importante evitar que coisas assim aconteçam e você faz isso monitorando todas as operações.

Além disso, fique sempre atento às tendências do mercado e às ações e modelos aplicados pela concorrência, sendo essencial para você saber se está no mesmo nível ou além do que vem sendo feito no mercado.

4 dicas para melhorar a sua eficiência logística

Saiba que não existe um botão para apertar e ganhar mais eficiência logística. É tudo questão de adaptação e até novos investimentos para alcançar esse objetivo. E as condições para melhorar variam de acordo com cada empresa e suas metas no mercado. Confira algumas dicas que você pode considerar:

Dica 1: Dê um upgrade nos espaços de armazenamento

Avalie se a sua área de armazenamento de carga está adequada à sua demanda. Veja se os funcionários executam bem todas as tarefas e movimentações de produtos, se a área de circulação é suficiente para a execução dos trabalhos, incluindo transporte, separação, entrada e saída de produtos. A melhor forma de avaliar tais pontos é entrevistando funcionários assíduos ou ainda viver uma experiência de campo procurando problemas no espaço.

Dica 2: Conte com boas tecnologias em logística

Para melhorar sua eficiência logística, nada melhor do que estar a par de todos os processos por trás de uma entrega. Para isso, o mercado já conta com diversos sistemas de gestão que permite que você acompanhe em tempo real as atividades, incluindo rastreamento digital das cargas até os destinos.

Boas tecnologias podem integrar todos os setores da sua empresa, melhorando a comunicação entre todos e fluindo melhor os processos. Além disso, ferramentas de automação te ajudam com grande fluxo de atividades, garantindo agilidade e reduzindo possíveis erros humanos no dia a dia.

Dica 3: Otimize as rotas das suas entregas

Muitas vezes os problemas não estão na parte administrativa, mas sim na entrega em si. Para uma logística de transporte ser eficiente, a análise das melhores rotas deve ser feita para cada tipo de entrega, considerando se será necessário mais de um modal de transporte para executá-la com máxima eficiência (rodoviário, marítimo e aéreo). Melhores rotas também te ajudam com economia de tempo do funcionário responsável, otimizando outras entregas, e também em economia de combustível, é claro.

 Dica 4: Simplifique! Contrate uma empresa especialista em logística e transporte.

Sabemos que todas essas mudanças não são fáceis de serem aplicadas. Existem muitas legislações e regulamentos por trás dos processos, além de uma adaptação necessária para as novas tecnologias sugeridas também.

Portanto, caso você não tenha tempo, conhecimentos suficientes ou ainda investimento necessário para investir em tecnologias, novas contratações, novas áreas de armazenamento e demais necessidades para melhorar a logística da sua empresa, a melhor solução pode ser contratar quem já domine o assunto e tenha tudo o que é preciso à disposição, como a Tecnolog! É uma forma de investir certo, com economia e com foco em eficiência logística!

Com mais de 30 anos de mercado, a Tecnolog é especialista em logística e transporte multimodal para garantir suas entregas por todo o Brasil e também em outros países, te ajudando a expandir seus horizontes. Nossa equipe tem todo o know-how em logística, gestão e tecnologias para te ajudar a garantir entregas eficientes e dentro do prazo. Agilidade e segurança é com a Tecnolog! Confira nossos serviços em transporte e armazenamento! Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a tecnolog
Fechar
A Tecnolog se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda
usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito