Blog Tecnolog

Receba as novidades
em seu e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa. Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade

Cuidados para um bom planejamento logístico

Entenda os benefícios e quais estratégias abordar para melhorar os serviços da sua empresa.

 

A logística possui um papel fundamental nas empresas e é um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, o mercado demanda cada vez mais a disponibilidade de produtos em diferentes regiões do país, custos operacionais menores, alta qualidade e, acima de tudo, velocidade para realizar as entregas.

Conciliar todas essas exigências é um grande desafio, por isso, um bom planejamento logístico é indispensável, ele irá garantir que todas as implantações e adaptações que você fizer nas operações da empresa serão feitas com sucesso e sem falhas nos procedimentos.

 

O que é planejamento logístico?

Um planejamento logístico envolve todas as camadas das operações da empresa, sendo uma ferramenta que irá ajudar a desenhar os caminhos até alcançar os objetivos, criando ações que irão orientar um projeto, a quem ele é destinado, o que faz, o porquê e a ter um foco no futuro.

Além disso, ele contempla todos os setores da empresa, desde a armazenagem até a entrega, visando reduzir os gastos e elevar a eficiência em todos os momentos da operação, tendo como base o uso racional e de novas tecnologias, os recursos humanos e materiais disponíveis para a operação.

 

Estrutura do planejamento logístico

Quando falamos de um planejamento logístico eficiente, abordamos de maneira direta as operações da empresa, por isso, é crucial entender como o seu negócio funciona e compreender que existem três níveis básicos para colocar o projeto em ação, e são eles:

 

Estratégico

aqui são definidas as metas a longo prazo, definidas normalmente pela alta gestão da empresa, mas é fundamental que elas sejam simplificadas e adequadas a realidade do negócio.

 

Tático

Após definir as metas, são traçadas as ações para cada setor conseguir atingi-las. É missão dos gestores, pensar em como coordenar e gerenciar as ações operacionais para cumprir o que foi estabelecido.

 

Operacional

Por fim, a execução das tarefas determinadas pelo gerente, onde será possível criar um ciclo de operações e observar os resultados através de análises e métricas.

 

O segredo para um bom planejamento logístico

Todo mundo é consumidor de algo, então coloque-se sempre no lugar do seu cliente, imagine comprar algo e o prazo de entrega atrasar consideravelmente ou o produto chegar com defeitos ocasionados pela falta de cuidados no transporte das mercadorias, não é nada agradável isso, não é mesmo?

Ao começar a pensar no planejamento logístico, as dores do seu cliente devem ser prioridade, pois acredite, um serviço eficiente ajuda a fidelizar o consumidor e a surpreendê-lo positivamente, fazendo com que ele volte a consumir dos seus produtos e comprando mais.

Então, é crucial levantar alguns pontos para um bom planejamento logístico, essa é a chave para o sucesso, por exemplo:

  • Tenha uma visão completa da cadeia de produção e não só da logística, isso irá te ajudar a definir o melhor caminho;
  • Considere as embalagens corretas para garantir a integridade do produto diante das mais diferentes condições de transporte;
  • Tenha prazos aceitáveis para suprir qualquer imprevisto e tenha como missão cumpri-los;
  • Maximize a eficiência do seu transporte considerando diferentes modais;
  • Escolha fornecedores confiáveis para realizar a entrega.

 

Conte com a Tecnolog para o seu planejamento logístico

Desenvolver um trabalho completo de logística passa e muito pelo transporte das cargas, a eficiência e segurança na locomoção dos produtos até o destino possui um papel crucial na experiência do cliente, tanto quanto a qualidade que o produto chega até a velocidade para a entrega.

A Tecnolog é especialista em transporte multimodal, disponibilizando para os clientes diversas opções para enviar as suas encomendas, como os modais terrestres, aéreos ou marítimos, garantindo que a sua entrega chegue em qualquer lugar do Brasil e também em outros países.

Conheça mais sobre os nossos serviços e melhore a eficiência logística da sua empresa. Entre em contato conosco pelo nosso site.

Categorias

Últimas
Notícias

As principais notícias e conteúdos
do setor em um único lugar!

Mapeamento de processos logísticos

A logística, muitas vezes, é percebida apenas como o simples transporte de mercadorias de um ponto a outro. No...

Gestão da cadeia de suprimentos de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás é um importante pilar na economia global, visto que fornece fonte de energia...

Sustentabilidade no Transporte de Cargas do Setor de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás desempenha um papel fundamental na economia global. No entanto, a extração, produção e...

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.

Solicite um orçamento

Aceita receber comunicações via telefone?
A Tecnolog se preocupa com você e sua privacidade