Blog Tecnolog

Receba as novidades
em seu e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa. Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade

Tecnologia e transporte de cargas: a evolução da logística no Brasil

Entenda como a tecnologia beneficia o transporte de cargas e a mudança no setor de logística que ela proporciona.

Nos últimos anos, a tecnologia está assumindo um papel fundamental em nossa vida, mudando a maneira como fazemos tudo, problemas que levavam dias ou semanas para serem resolvidos, hoje podemos solucionar com apenas um clique.

A comunicação mais fácil tornou tudo mais ágil, principalmente quando falamos de comprar ou vender algo. No trabalho muitos setores se reinventaram, a logística foi um deles, e passou por uma grande transformação, com modernizações tecnológicas, mudanças nos processos de cargas e se tornou muito mais eficiente, agregando um grande diferencial para as empresas de transporte, como é o caso da Tecnolog, onde trabalhamos com a tecnologia integrada em todas as nossas operações.

 

Qual o papel da tecnologia na logística?

Com a revolução tecnológica, investir em um fluxo de operações mais ágil, eficiente e com custos reduzidos é uma grande prioridade das empresas de todos os segmentos. Em um mercado cada vez mais competitivo e com a mudança de comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes, é fundamental estar antenado às tendências, ferramentas e outros aspectos que possam te beneficiar.

A logística possui um papel fundamental e extremamente estratégico para o sucesso de um negócio, pois são os conhecimentos desta área que facilitam o fluxo e as ações, quando este setor da empresa está alinhado com as novas tecnologias, podemos ver o reflexo disso em todos os setores, com um melhor fluxo de entrada e saída e também nos lucros.

Afinal, a tecnologia irá ajudar a determinar quais operações estão tendo um melhor custo benefício, quais pontos precisam ser melhorados, o que está indo bem e o que precisa ser retirado dos processos.

 

A tecnologia no transporte de cargas

Com uma revolução no mercado de logística, as empresas de transporte de cargas também se adaptaram para oferecer soluções inteligentes para que as empresas tenham ainda mais benefícios ao contar com sistemas integrados que podem beneficiar cada operação.

Com mais eficácia, a estratégia de otimizar as cadeias de suprimentos e a produtividade de uma empresa, gerando um impacto positivo proporcionado pelos recursos tecnológicos na rotina, além de demonstrar a preocupação das transportadoras em desenvolver suas atividades de maneira alinhada as novas tendências de mercado.

 

Principais benefícios da tecnologia no transporte de cargas

Pode ser bem complicado acompanhar as inúmeras melhorias da tecnologia no mercado de transporte de cargas proporciona, isso acontece devido à grande capacidade de mudança e atualizações frequentes, que tem como principal objetivo reduzir os riscos do transporte de cargas e melhorar a qualidade do serviço. Confira os principais benefícios da tecnologia no mercado de transporte de cargas:

Monitoramento e rastreio: utilizando softwares voltados para o controle e rastreamento de cargas, que simplificam o fluxo de entregas e reduz significativamente os erros de envio e problemas de atraso, é possível que os gestores consigam organizar os dados sobre estoque, monitorar e administrar todo tipo de informação referente as cargas, seja em percurso ou ainda na empresa.

Identificação por radiofrequência: a tecnologia RFIP – Radio Frequency Identification permite que um chip seja afixado em cada produto para que seja encontrado em qualquer local, em tempo real, independente de onde esteja.

Inteligência artificial: muito usada em diversos segmentos, essa tecnologia quando usada para o transporte de cargas permite melhorar a performance dos caminhões e reduzir o consumo de combustível, tudo isso com a implantação de módulos juntos ao motor do caminhão para monitorar o seu desempenho. Ela também pode reunir outras informações sobre o funcionamento do veículo, identificando o que precisa ser melhorado.

Aplicativos para a conectividade: parte indispensável da nossa vida, tudo que fazemos já possui um aplicativo, e no setor de transporte não difere, já que eles ajudam a rastrear o caminhão em tempo real, identificar rotas ociosas, receber novas ofertas de frete para carga de retorno, além de ajudar a criar relatórios e indicadores, é possível averiguar se o veículo está rodando vazio ou sem a ocupação devida para otimizar espaço e custos.

Esses são apenas alguns, existem diversos outros benefícios da tecnologia para os mercados de transporte de cargas e logísticas.

 

Conte com a Tecnolog para enviar as suas encomendas

Seja pelo ar, pelas estradas ou pelo mar, a sua encomenda é enviada em segurança com a Tecnolog, que está sempre atenta ao mercado e se adaptando as inovações tecnológicas para continuar oferecendo sempre o melhor serviço.

Conheça mais sobre os nossos serviços acessando nosso site!

Categorias

Últimas
Notícias

As principais notícias e conteúdos
do setor em um único lugar!

Mapeamento de processos logísticos

A logística, muitas vezes, é percebida apenas como o simples transporte de mercadorias de um ponto a outro. No...

Gestão da cadeia de suprimentos de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás é um importante pilar na economia global, visto que fornece fonte de energia...

Sustentabilidade no Transporte de Cargas do Setor de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás desempenha um papel fundamental na economia global. No entanto, a extração, produção e...

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.

Solicite um orçamento

Aceita receber comunicações via telefone?
A Tecnolog se preocupa com você e sua privacidade