Blog Tecnolog

Receba as novidades
em seu e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa. Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade

Indústria 4.0: entenda seus benefícios na gestão de transportes

Confira os impactos e como a tecnologia revoluciona o mercado de transporte de cargas.

 

O termo Indústria 4.0 não é mais algo novo, principalmente dentro do mundo corporativo, que já está acostumado com o termo que sintetiza a tecnologia desenvolvida durante anos e que realiza um aperfeiçoamento de máquinas e processos, considerada por muitos a quarta onda da Revolução Industrial.

O principal motivo do sucesso da Indústria 4.0 está em seus pilares tecnológicos, entre os principais a Internet das Coisas (IoT), Cloud Computing (Nuvem) e a Inteligência Artificial (IA). Isso devido a áreas como o transporte de cargas e a logística, que foram diretamente impactadas por essas mudanças e aderiram essas novidades em seus processos.

 

Impactos da indústria 4.0 na gestão de transportes

Mais do que uma tendência para o futuro do negócio, a Indústria 4.0 já é uma realidade, que mostra todos os dias a importância de as empresas investirem em tecnologia, automatizar processos, aumentar a produtividade e construir um processo de operações mais eficiente, tornando-se independente dos grandes centros de distribuição, ganhando qualidade e diminuindo prazos nos processos de supply chain.

O impacto dessa tecnologia na gestão de transporte pode ser muito bem observado quando pensamos em monitoramento de produtos ou de caminhões, conecte a frota de motoristas à base em tempo real, rastreio de entregas em tempo real, avaliação das condições do veículo, e até mesmo para saber se ele está circulando com menos carga do que suporta, causando prejuízo ou se ele está sobrecarregado.

 

Benefícios da indústria 4.0 na gestão de transportes

Com as mudanças tecnológicas, a gestão de transportes ganha muito rapidez e otimização em seus processos, principalmente quando falamos da logística de transporte das empresas, promovendo uma mudança organizacional e nas práticas diárias, abandonando de vez as práticas manuais de gestão que são muito mais complexas.

A indústria 4.0 oferece diversos benefícios para essa gestão, mas é importante destacarmos os principais, como:

Redução de custos: muitas empresas pensam que ao aderir a nova tecnologia irá gastar muito, mas, na verdade, a realidade é totalmente outra, os sistemas são um investimento para a empresa e se moldam as suas características, te ajudando a economizar em diversas coisas, pagando todo o seu investimento em pouco tempo.

Análise completa de dados: tudo o que fazemos envolve dados, e o sucesso do seu negócio passa por como você usa essas informações em suas operações. Quando falamos do mercado de transporte, analisar esses dados de maneira completa é o que resultará em uma operação mais ágil e assertiva.

Clientes satisfeitos: velocidade nos processos e entregas no prazo, esses são pontos essenciais para garantir que o seu cliente esteja satisfeito e, com a tecnologia adaptada ao mercado de transporte, os elogios são cada vez mais frequentes.

Terceirização do transporte de produtos: quando uma empresa terceiriza o serviço de entrega, é possível monitorar o percurso que a encomenda faz em tempo real, tendo mais segurança e a certeza de que ela chegará rápido e em excelente estado no destino.

 

Tecnolog é referência no mercado de transporte

Quando falamos de empresa atualizada no mercado, a Tecnolog é referência, sempre buscando se atualizar para oferecer os melhores serviços disponíveis com a qualidade e confiança que você merece.

Aqui você também conta com diferentes meios de transporte para levar encomendas pelo céu, pelo ar ou pelo mar, qualquer tipo de envio, você pode fazer com a nossa equipe. Quer entender mais? Acesse o nosso site: https://www.tecnolog.com.br/

Categorias

Últimas
Notícias

As principais notícias e conteúdos
do setor em um único lugar!

Mapeamento de processos logísticos

A logística, muitas vezes, é percebida apenas como o simples transporte de mercadorias de um ponto a outro. No...

Gestão da cadeia de suprimentos de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás é um importante pilar na economia global, visto que fornece fonte de energia...

Sustentabilidade no Transporte de Cargas do Setor de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás desempenha um papel fundamental na economia global. No entanto, a extração, produção e...

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.

Solicite um orçamento

Aceita receber comunicações via telefone?
A Tecnolog se preocupa com você e sua privacidade