Blog Tecnolog

Receba as novidades
em seu e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa. Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade

Transporte e Tecnologia: Conheça os benefícios do uso do Big Data na logística

Grandes quantidades de dados são geradas e se multiplicam com velocidade todos os dias. E a gestão desses dados se tornou um desafio para as empresas, de todos segmentos e portes, em todos os seus setores, incluindo a área da logística.

Saiba que organizar e analisar seus dados neste departamento pode ser muito vantajoso, te ajudando a detectar oportunidades para otimizar rotas e entregas e até usar isso como um diferencial competitivo. Confira os benefícios do uso do Big Data na logística!

O que é Big Data?

Big Data é um conceito que engloba tecnologias destinadas a capturar, armazenar e processar grandes quantidades de dados, que podem ser coletados de diferentes fontes, incluindo processos internos e externos de uma empresa. São tecnologias que armazenam informações que são difíceis de ser processadas e analisadas por ferramentas comuns, devido à grandiosidade e variedade desses dados.

Quanto aos dados dinâmicos e complexos provenientes da logística, que podem ser de variados processos administrativos, como emissão de pedidos, entradas e saídas de produtos, conclusão de entregas, além de dados relativos a rotas, tráfegos, informações dos veículos, dentre outras previsões, todos devem ser gerenciados e integrados aos outros setores da organização para que todo o negócio caminhe em sintonia. E o Big Data ajuda com isso!

Com os dados reunidos e organizados, os profissionais responsáveis têm uma visão mais estratégica de toda a logística, de ponta a ponta, podendo fazer comparativos, previsões, obter insights e enxergar novas oportunidades.

Vantagens do Big Data na logística de transporte

Toda a versatilidade e organização de dados oferecidas pela Big Data podem proporcionar boas estratégias para uma empresa preocupada em otimizar sua logística. São algumas delas:

  1. Mais eficiência nas operações

Os dados reunidos e organizados trazem informações concretas sobre cada etapa da logística, sendo mais fácil de acompanhar e fazer ajustes, se necessário. E muitas dessas tarefas operacionais podem ser automatizadas com a ajuda de outras tecnologias, como automação de contas (valor de frete, cubagem, etc.) ou registro de produtos, por exemplo.

  1. Mais confiabilidade e transparência nos processos

Quando os dados estão reunidos, “limpos” e organizados, fica mais fácil de toda a organização acompanhar as etapas da logística; ideal para detectar falhas de processos, como um atraso em uma entrega, por exemplo, como também fica mais fácil para resolver esta questão.

  1. Melhor roteiro para as entregas

O Big Data ajuda as empresas a detectarem melhores rotas e caminhos mais eficientes, tendo como base dados sobre o trânsito, acidentes, locais de alto risco, mudanças ambientais, dentre muitas outras. A satisfação do cliente é alcançada com entregas mais rápidas, seguras e até com um frete reduzido por ter detectado uma rota mais favorável, te deixando em vantagem com relação ao concorrente.

  1. Otimização da “última milha”

A etapa final de entrega até o cliente, conhecida como “última milha” na logística de transportes, também é beneficiada pelo Big Data que auxilia no planejamento das melhores rotas de distribuição, controle de recursos como número de veículos e combustível, além de remessas mais eficientes e econômicas. Isso ajuda a minimizar riscos, evitar erros e retrabalhos nesta etapa!

  1. Auxilia no monitoramento de cargas

Com sistemas contendo informações atualizadas em tempo real, fica mais fácil acompanhar as operações feitas com a carga até a entrega. Ajuda a evitar fraudes, detecta as melhores condições para cuidar da entrega, insights em casos imprevistos para não atrasar e muito mais.

  1. Melhor organização em estoques e armazéns

O Big Data também torna a gestão dos produtos armazenados mais inteligente, sendo essencial para um controle de toda a cadeia de suprimentos. É possível combinar o uso do Big Data com sensores instalados nos centros de estoque ou nos caminhões, ideal para saber onde está cada produto e, de acordo com as saídas, vai alertando o varejista que pode saber em tempo real os números do seu estoque. Minimiza erros e facilita o acompanhamento!

Como melhorar a logística da sua empresa com boas tecnologias?

Para incluir o Big Data e outras tecnologias de gestão e automação na sua logística, será necessário que sua empresa passe por um processo de transformação digital, em que todos os departamentos “mergulham” nessas tecnologias e aprendem a usar para otimizar os trabalhos entre si. Pode ser algo inicialmente caro, exigindo adesão a novas ferramentas ou até contratação de nova equipe para lidar com tais funções.

Mas você pode simplificar! Você tem uma outra opção de economizar e trabalhar diretamente com uma empresa especializada em logística e transporte, que já tem o know-how necessário para garantir entregas seguras e ágeis para sua empresa, com boas tecnologias como aliadas! Estamos falando da Tecnolog, sua próxima parceira em logística.

Acesse agora mesmo o nosso site e confira tudo o que podemos fazer pela sua logística, desde à armazenagem segura de produtos aos serviços de transporte multimodal (rodoviário, aéreo e/ou marítimo) com agilidade. Faça suas entregas com a Tecnolog! Saiba mais!

Categorias

Últimas
Notícias

As principais notícias e conteúdos
do setor em um único lugar!

Mapeamento de processos logísticos

A logística, muitas vezes, é percebida apenas como o simples transporte de mercadorias de um ponto a outro. No...

Gestão da cadeia de suprimentos de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás é um importante pilar na economia global, visto que fornece fonte de energia...

Sustentabilidade no Transporte de Cargas do Setor de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás desempenha um papel fundamental na economia global. No entanto, a extração, produção e...

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.

Solicite um orçamento

Aceita receber comunicações via telefone?
A Tecnolog se preocupa com você e sua privacidade