Blog Tecnolog

Receba as novidades
em seu e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa. Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade

Transporte Multimodal: O que é? Como funciona? Quais as vantagens para sua logística?

Hoje falaremos sobre um tipo de transporte muito utilizado na logística de empresas que visam uma entrega mais eficiente dos seus produtos, principalmente em longas distâncias. Estamos falando do transporte multimodal! Entenda como funciona e todas as suas vantagens logísticas a seguir!

O que é transporte multimodal?

Antes de conceituar o que vem a ser transporte multimodal, vamos detalhar primeiro o que são os modais na logística de transporte. Modal é o transporte ao qual uma carga está submetida para chegar no seu destino final. Os principais são rodoviário, marítimo, aéreo e ferroviário, incluindo carros, caminhões, comboios, navios, aviões, trens, dentre outros meios específicos de cada categoria.

Com isso, chegamos à definição de transporte multimodal como toda operação de transporte que engloba dois ou mais modais entre si, visando sanar as necessidades logísticas do importador ou exportador, principalmente com relação a tempo ágil em grandes distâncias de entrega.

Vale afirmar que fazer as operações de formas independentes pode implicar no aumento de custos, por isso vale muito a pena contar com uma única empresa especializada para fazer essas trocas entre os transportes, sem a interferência do importador ou exportador no processo.

Importante não confundir com transporte intermodal, em que existem acordos isolados entre cada transportador. No transporte multimodal, todos processos e trocas são de responsabilidade de apenas um operador, sob um único contrato estabelecido.

Como funciona o transporte multimodal? Quais os desafios?

É necessário fazer um planejamento completo avaliando ponto de partida, de destino e demais detalhes da sua carga. Em seguida, avalia-se qual a melhor rota até o destino para assim selecionar os transportes ideais para fazer esse trajeto com rapidez e segurança. Basicamente, o planejamento é sobre encontrar a combinação mais eficiente entre modalidades de transporte para otimizar prazos, como também para garantir a redução de custos.

Como você vai precisar lidar com vários tipos de transportes, muitas vezes passando por destinos com legislações e regras diferentes, principalmente se for internacional, você pode se deparar com muitas dificuldades, ainda mais se não tiver experiência.

Será necessário compreender regulamentos variados sobre cada modalidade, regulamentos internacionais, requerimentos de segurança, processos em todas as autoridades por onde passar, conhecer novas tecnologias para gerenciar e monitorar esses processos, pode até precisar contratar uma nova equipe para lidar com tudo isso e muitos outros desafios, difíceis e custosos.

Por isso muitas empresas recorrem às companhias que já são especializadas em transporte multimodal, oferecendo recursos e equipe dedicadas a todos esses processos, principalmente quanto à parte burocrática, garantindo a redução de custos e otimização de tempo, para que tudo ocorra da melhor forma.

E quanto mais experiente e inteligente for esta empresa, mais o cliente sai ganhando. Sendo assim, recomendamos que procure um bom parceiro para te ajudar com seu transporte multimodal, como a Tecnolog. Falaremos mais sobre esta empresa a seguir!

Principais vantagens em contratar uma empresa especializada em transporte multimodal

  • Todo o processo fica centralizado com a companhia especializada, sendo mais fácil para acompanhar o processo de entrega e consolidar sua parceria;
  • Redução de custos para a sua logística de transportes;
  • Apenas um contrato é estabelecido, independentemente do número de transportes utilizados; muito menos procedimentos burocráticos para lidar;
  • Possibilidade de percorrer maiores distâncias para realizar suas entregas, ou ainda levar seus produtos a locais de difícil acesso; oportunidade de expansão do seu negócio;
  • Você terá menos preocupações com a carga, afinal estará sob os cuidados de apenas uma companhia; tem menos riscos de roubo ou extravio;
  • Você ganhará tempo, pois fará contrato e planejamento com apenas uma companhia, ao invés de lidar com uma para cada transporte.

Dica: Conheça a Tecnolog, especialista em transporte multimodal!

A Tecnolog é uma empresa especialista em logística e transporte de cargas para todo o Brasil e diversos países pelo mundo. Em nossos mais de 30 anos de história, adquirimos todo o know-how e demais recursos necessários para corresponder aos mais altos níveis de exigência de transportes de cargas variadas.

Somos conhecidos por nossa entrega segura e ágil, com máxima personalização dos processos, de acordo com o que a sua carga realmente precisa. E planejamento logístico é com a gente mesmo! Temos pontos estratégicos espalhados pelo país para atender todas as demandas e superar expectativas. Assim garantimos qualidade e prazo!

Já somamos mais de 8 mil clientes bem atendidos, dos mais variados segmentos, como Óleo e gás, Telecomunicações e Varejo, além de cargas expressas e urgentes e cargas fracionadas de outros segmentos. Expanda seus horizontes com o transporte multimodal seguro e confiável da Tecnolog! Fale conosco e saiba mais!

Categorias

Últimas
Notícias

As principais notícias e conteúdos
do setor em um único lugar!

Mapeamento de processos logísticos

A logística, muitas vezes, é percebida apenas como o simples transporte de mercadorias de um ponto a outro. No...

Gestão da cadeia de suprimentos de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás é um importante pilar na economia global, visto que fornece fonte de energia...

Sustentabilidade no Transporte de Cargas do Setor de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás desempenha um papel fundamental na economia global. No entanto, a extração, produção e...

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.

Solicite um orçamento

Aceita receber comunicações via telefone?
A Tecnolog se preocupa com você e sua privacidade