Blog Tecnolog

Receba as novidades
em seu e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa. Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade

Como a utilização do Big Data pode ajudar o processo de logística?

 Saiba quais são as vantagens do uso inteligente de dados na logística.

 

Quando falamos de áreas que possuem um papel fundamental nas empresas, a logística não pode ser deixada de fora, afinal, esse departamento é responsável por toda a gestão estratégica das suas operações.

Por isso, melhorar as operações nesse setor se mostra cada vez mais importante em um negócio de sucesso, principalmente com os avanços tecnológicos que trouxeram inúmeras inovações para a área e no modo de operar, entre eles, podemos falar do Big Data na logística, que vem sendo um grande aliado.

 

Como o Big Data impacta a logística?

A tecnologia de Big Data nada mais é do que o armazenamento de muitos dados de diferentes fontes, formatos e estruturas, guardando-os para serem processados e analisados, permitindo compreender melhor o comportamento de seus consumidores e identificar as principais tendências e oportunidades do mercado.

Com o grande volume de informações coletadas nas operações logísticas, seja a partir das frotas de veículos de entrega, armazéns, controle de estoque, entrada e saída de mercadorias, vencimento, e muito mais, permitindo que esse processo comece desde o momento que os pedidos são gerados até a consolidação nas entregas.

A coleta dessas informações permite usar esses dados como uma fonte rica de insights para melhorar as operações, diminuindo falhas, verificando qual parte do percurso precisa de melhorias e fornecendo informações precisas que podem ser utilizadas em novas estratégias no negócio.

 

Principais vantagens do Big Data na logística

Em uma era de tantas mudanças e transformações digitais, quem se adapta a esses processos mais rápido sai na frente dos concorrentes, e o Big Data não é uma exceção, esses sistemas oferecem muitas vantagens quando aplicados na logística, entre as principais podemos citar:

 

Otimização de rotas e entregas: o sistema coleta as informações e determina a rota mais inteligente, considerando o local do comprador e os galpões logísticos próximos ao destino final (last mile), reduzindo o tempo de entrega e melhorando a experiência do cliente.

 

Segurança das mercadorias: com toda informação das rotas, é possível monitorar o trajeto e eventuais incidentes, assim como monitorar dados públicos sobre trânsito, acidentes e roubos nas regiões onde passará, permitindo que seja planejado a melhor maneira de realizar a rota em segurança, acompanhando tudo em tempo real.

 

Controle inteligente de estoque: é possível monitorar tudo que entra e sai do seu estoque, cruzando dados e organizando o negócio para não faltar produtos. O Big Data na logística também manterá atualizado sobre quais produtos precisam de reposições mais rápidas e quais são apenas periódicas, além de fazer uma previsão de demanda para antecipar a reposição.

 

Maior confiabilidade: assim como esses dados podem ser valiosos internamente, é possível disponibilizar essas informações para parceiros, clientes e colaboradores, aumentando a transparência das suas operações e o engajamento de outras pessoas.

 

Mais automação: essa tecnologia, quando integrada com outras, como a Internet das Coisas (IoT), aumenta a automação dos processos, tornando operações, estoques e todo o processo logístico mais inteligente.

 

Como aplicar o Big Data na logística?

Para começar a utilizar essa ferramenta de coleta de dados para melhorar a eficiência das suas operações, é preciso mais do que investir em alta tecnologia, é preciso contar com uma empresa capaz de levar suas encomendas até o destino e que esteja integrada com as principais tecnologias do momento.

Com a Tecnolog, você encontra os melhores e principais serviços de transporte para a sua encomenda, tudo para que ela chegue em segurança e no prazo para os seus clientes. Seja pelas rodovias, transporte aéreo ou marítimo, aqui você encontra o que precisa.

Conheça mais sobre os nossos serviços clicando aqui.

Categorias

Últimas
Notícias

As principais notícias e conteúdos
do setor em um único lugar!

Mapeamento de processos logísticos

A logística, muitas vezes, é percebida apenas como o simples transporte de mercadorias de um ponto a outro. No...

Gestão da cadeia de suprimentos de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás é um importante pilar na economia global, visto que fornece fonte de energia...

Sustentabilidade no Transporte de Cargas do Setor de Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás desempenha um papel fundamental na economia global. No entanto, a extração, produção e...

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.

Solicite um orçamento

Aceita receber comunicações via telefone?
A Tecnolog se preocupa com você e sua privacidade